fbpx

Paragominas

(91) 3729 9600

Responsabilidade
social

Responsabilidade social, ambiental e governança corporativa

A governança ambiental, social e corporativa é uma abordagem que avalia até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além da função de maximizar os lucros por parte de seus acionistas.

Por isso, a Agrinorte é comprometida em manter práticas sustentáveis. Estas são algumas delas:

Unidades Auto Suficientes em Geração de Energia
Todas as unidades da Agrinorte operam 100% a partir da geração de energia limpa, com painéis fotovoltaicos.

Plantação de Árvores
A natureza depende de nós e nós dependemos dela. Na Agrinorte, estamos comprometidos em contribuir para essa causa! A cada trator que vendemos, plantamos 3 árvores.

Colaboração em Projetos Sociais
A Agrinorte está sempre envolvida em projetos sociais, que promovam educação, inclusão social, e criação de oportunidades para pessoas em situação de risco.

responsabilidade social

Agenda de Sustentabilidade

Energia Renovável no Baixo Amazonas

O projeto “Sorriso na Várzea”, em parceria com a Universidade da Amazônia de Santarém/PA, leva energia renovável para comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas. A iniciativa já foi responsável pelo abastecimento de energia elétrica em escolas, postos de saúde e no bombeamento de água potável para dezenas de famílias em comunidades distintas da região de Santarém. A iniciativa é permanente e, semestralmente, alcança novas fronteiras pelos rios amazônicos.

Inclusão Social e Reciclagem

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Marabá oferece capacitação em marcenaria para jovens em situação de risco, com o apoio da Agrinorte. Utilizando madeiras de reutilização fornecidas pela empresa, como caixas de transporte descartadas, os participantes aprendem técnicas de marcenaria e produzem miniaturas de tratores, bancos, minijogos e outros itens. Essa iniciativa não apenas oferece oportunidades de aprendizado e capacitação profissional, mas também demonstra um compromisso com a sustentabilidade, ao reutilizar materiais e reduzir o impacto ambiental.

Juntos por Um Brasil Mais Verde

A campanha reúne todos os concessionários John Deere da América Latina com o propósito de plantar 1 milhão de novas árvores até 2030. Além de oferecer 3 mudas aos clientes a cada equipamento vendido, a Agrinorte realiza o plantio em bosques, canteiros e terrenos cedidos pela Secretaria de Meio Ambiente nas cidades em que atua. Até o momento, mais de 2 mil novas árvores foram plantadas pelos clientes e colaboradores da Agrinorte.

Energia Solar

100% das unidades da empresa são abastecidas por energia totalmente renovável. O investimento reflete a responsabilidade da Agrinorte com a sustentabilidade e a vida para as futuras gerações. Além do benefício direto do fornecimento de energia elétrica para o funcionamento das lojas da companhia no seu dia a dia, o que é produzido de energia elétrica equivale à não emissão de toneladas de CO2 na atmosfera, ao plantio de milhares de árvores e à não emissão de combustíveis fósseis em mais de 1,5 milhões de quilômetros.

Educação e Reutilização

O que poderia ser lixo eletrônico se transforma em oportunidades na Agrinorte. Todos os equipamentos que seriam descartados são reformados e doados a instituições de educação das cidades em que a empresa possui lojas pelo estado do Pará. A iniciativa já motivou cursos de profissionalização em escolas e instituições de ensino da região. Mais do que pensar em desenvolvimento e educação, a iniciativa destaca a responsabilidade com o meio ambiente, evitando o descarte de centenas de toneladas de lixo no meio ambiente.

Corte e Costura

Semestralmente, os colaboradores da Agrinorte recebem uma nova remessa de uniformes. O que fazer com toneladas de tecidos que deveriam ser descartados no meio ambiente? A resposta é simples: capacitar pessoas. Junto à Instituição Mira Gabriel, em Paragominas, os uniformes descartados da Agrinorte se transformam em oportunidades de capacitação em corte e costura para pessoas do bairro Jaderlândia. Vestidos infantis, estopas e outros itens surgem do que seria jogado no lixo. A iniciativa já capacitou dezenas de jovens e adultos que hoje encaram o corte e costura como uma profissão.